quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MECANISMO DE HIPERTROFIA DOS MÚSCULOS 2° Parte


Os exercícios de musculação produzem dois tipos de sobrecarga: a TENSIONAL, que ocorre em função da forte contração dos músculos, sendo responsável pelo estímulo à síntese das proteínas contráteis, e a METABÓLICA, que estimula a migração de glicogênio e água para dentro do músculo, em função da elevada produção de energia. A primeira ocorre pelo peso empregado e a segunda, pelas repetições e intervalos mais curtos entre as séries.
Assim, conclui-se que, associando as duas sobrecargas, com ênfase na sobrecarga tensional tanto nas fibras brancas quanto nas vermelhas, pode-se esperar os melhores resultados em termos de hipertrofia.
Pesos muito elevados, que permitem menos de cinco repetições, são mais empregados por atletas de força e explosão, pois estimulam a sobrecarga tensional  preferencialmente nas fibras brancas.
Para que haja um estímulo nos dois tipos de fibras e, portanto, maior hipertrofia, o peso empregado deve possibilitar repetições entre seis a doze. A faixa média de dez repetições é a habitual para a maioria dos objetivos em musculação.
Repetições muito elevadas, acima de vinte e com cargas leves, não trazem benefícios para a hipertrofia, nem para as aptidões músculo-esquelético, devendo ser evitadas.


Nunca se esqueça, antes de começar qualquer atividade física, procurar um bom profissional e regularizado pelo CREF.


            Guiga Campos
        CREF 057464-G/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário